Câmara de Bragança lança publicação em braille

PUB.

Ter, 01/03/2011 - 09:57


O boletim municipal de Bragança está agora disponível também em versão braille. Até agora a publicação podia ser consultada em versão impressa e on-line, mas a última edição relativa ao segundo semestre de 2010 apresenta esta inovação, surgindo em braille.  

Foi executado pela ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) e o objectivo da autarquia é que o boletim possa chegar a toda a população, sem excepção.

O presidente da câmara diz que é uma questão de equidade e justiça para com os invisuais.

“Apesar de não sabermos o número de pessoas com deficiência visual no nosso concelho, entendemos que faria sentido existir exemplares em braille para que as essas pessoas pudessem aceder ás noticias relativas às actividades municipais” refere Jorge Nunes acrescentando que “não houve ma solicitação ao município, nós é que entendemos que era oportuno” pois “os cidadãos portadores dessa deficiência também têm necessidade de aceder à informação”.

 

A publicação em braille está disponível para consulta na biblioteca municipal, na ASCUDT e no edifício principal da câmara.

“Parece-nos que três exemplares são suficientes. Ter um na biblioteca, outro numa associação de cidadãos portadores dessa deficiência e outro arquivado no município parece-nos suficiente uma vez que a edição de um exemplar em braille não tem o mesmo custo do que uma edição normal” refere o autarca.

 

A partir de agora, o boletim que divulga obras, projectos, actividades e eventos do município de Bragança tem também uma versão acessível aos invisuais.

Escrito por Brigantia