Câmara de Bragança compra Smart’s para poupar na frota

PUB.

Qua, 06/07/2011 - 09:21


A câmara de Bragança quer reduzir a despesa com a frota de veículos, máquinas e transportes públicos. Para isso o município comprou recentemente quatro Smarts, que são mais económicos, e implementou um novo sistema para gerir a frota da autarquia. 

O presidente da câmara diz que o objectivo é adquirir veículos mais económicos e abater aqueles que dão muita despesa aos cofres da autarquia.“Adquirimos quatro Smarts de dois lugares para a fiscalização que habitualmente utilizam carros de quatro lugares, não é necessário ter essa capacidade de transporte, por outro lado são carros que gastam muito menos. Seguir-se-á a aquisição de um veículo eléctrico”, salienta Jorge Nunes.O autarca acrescenta que o objectivo é instalar todo o sistema de transportes do município a pedido, ou seja sem carros atribuídos, fazendo o mesmo serviço, percorrendo menos quilómetros e tendo menos despesa, quer em combustível, quer em manutenção.A par da renovação da frota, a autarquia também vai investir num sistema de controlo de veículos e máquinas via GPS. Jorge Nunes garante que esta medida também vai contribuir para reduzir os gastos numa altura em que as autarquias têm que apertar o cinto.“Além disso, iremos colocar toda a nossa frota de veículos de máquinas controladas via GPS, para melhor rentabilizar percursos e para planear melhor a utilização da frota de máquinas. Trata-se de uma medida de economia, melhorando o serviço”, garante o edil.Jorge Nunes não revela o montante do investimento da Câmara na compra de novos veículos e sistemas de controlo da frota, mas garante que a poupança ultrapassa em larga escala o montante que vai ser investido.“Estamos a prever poupar significativamente relativamente ao investimento que vamos fazer. A partir de um determinado período de vida os veículos dão imensa despesa, com reparações, nos consumos, vamos economizar significativamente”, assegura Jorge Nunes.

A frota da autarquia vai ser renovada de forma contínua e os veículos obsoletos vão ser abatidos. Nesta fase inicial, Jorge Nunes garante que a autarquia comprou quatro Smarts e vai abater 17 veículos mais antigos. Uma medida que vai permitir à autarquia poupar dinheiro em tempo de crise.

Escrito por Brigantia