Sex, 21/11/2008 - 09:39
Ontem, o projecto ganhou novo fôlego já que foi assegurado o transporte gratuito para os idosos se deslocarem às instalações da escola, através de um protocolo celebrado com a câmara municipal de Bragança.
Miguel Monteiro, o coordenador do projecto, conta que “no primeiro ano tentamos implantar o projecto desenvolvendo contactos com as instituições”. No entanto, no segundo ano “deixámos de ter transporte”, que antes era fornecido pela Junta de Freguesia da Sé, e que “agora é disponibilizado pela câmara”.
Miguel Monteiro adianta ainda que o projecto esbarra, no entanto, em algumas contrariedades.
Os idosos são sujeitos a uma avaliação física em 3 períodos distintos, avaliação essa que só pode ser feita no Porto. “É a maior complicação eu que temos” afirma, explicando que o Instituto de Desporto tem “programas de avaliação de actividade física mas só o fornecem às universidades” lamenta o responsável.
Para além do transporte para os idosos do projecto “Mais Idade, Mais saúde”, a câmara municipal de Bragança celebrou um outro protocolo com a Escola Superior de Educação, desta vez para a cedência das instalações e equipamentos do Teatro Municipal aos alunos da licenciatura em Animação e Produção Artística.
A presidente do conselho directivo da escola, Conceição Martins, explica que estes protocolos vão permitir “pôr em prática alguns projectos relevantes para a investigação dos docentes e formação dos alunos”. Por outro lado, a instituição quer ainda “tentar trazer para a comunidade uma mais valia através das nossas actividades” acrescenta.
A câmara de Bragança vai ainda facultar à Escola Superior de Educação o acesso ao pavilhão e piscina municipal.