Cães atacam ovelhas em Carrazeda de Ansiães

PUB.

Ter, 22/02/2011 - 11:08


Cinco ovelhas mortas e várias feridas é o resultado de um ataque de cães a um rebanho durante a tarde de domingo, em Misquel, Carrazeda de Ansiães.

O rebanho de 60 cabeças estava sozinho num lameiro vedado com rede, numa zona conhecida por chamadouro, e o proprietário, Luís Macieira, só se apercebeu da matança quando as foi recolher:“Trouxe para aqui as ovelhas por volta da uma e meia. Às quatro e meia é que dei com este acontecimento. Vi cá dois cães, com cinco mortas e várias feridas. O resto do rebanho fugiu”, conta.O dono do rebanho recorda que ainda foi atrás dos cães, mas como a zona tem muito mato fugiram e não deu para ver que rumo levaram. Quanto ao prejuízo, estima que ronde os 500 euros:“Uma delas tem um filho e o resto andavam prenhas. O prejuízo anda nos 500 euros.”O proprietário do rebanho chamou a GNR ao local da matança, ainda no domingo, e agora está a ponderar apresentar queixa formal contra desconhecidos, desejando vir a apurar a identidade dos donos dos cães. Por outro lado, Luís Macieira pede aos donos de cães que andam à solta para serem mais responsáveis:“Pretendo que as pessoas que têm os cães os tenham presos. Vou apresentar queixa na GNR se descobrir quem é o dono do cão. Espero bem que a pessoa pague o prejuízo e se não o deixavam andar à solta.”

Recordo que no início do mês, trinta ovelhas foram mortas e muitas outras ficaram feridas, no concelho de Miranda do Douro. Mas desta vez os autores da matança foram, presumivelmente, lobos.

Escrito por CIR