Cadela amamenta cordeiro de rebanho que guarda

PUB.

Sex, 04/07/2008 - 08:16


Se o ser humano tem a capacidade de nos surpreender, os animais não se ficam atrás. A Brigantia foi encontrar numa aldeia de Bragança uma história digna de registo. Uma cadela que guarda ovelhas está a amamentar um cordeiro.  

Em Babe não se fala de outra coisa.

A Caravela, assim se chama a cadela-pastora, está a criar um cordeiro como se fosse o seu filho.

A cadela foi mãe no mesmo dia em que nasceu o cordeiro e nessa noite o recém-nascido perdeu-se no campo.

 

Mas para espanto do proprietário do rebanho, na manhã seguinte, o cordeiro estava junto à cadela, que o tinha encontrado, e nunca mais o largou. “A cordeirinha ficou-se a dormir por aí amarradinha e não fui capaz de a ver e no outro dia de manhã estava deitada ao pé dela” conta Mário Ferreira. “Depois agarramos nela e a cadela veio atrás” acrescenta.

 

Inesperadamente a cadela começou a amamentar o recém-nascido como se fosse a sua progenitora.

O cordeiro também não se fez rogado “Começou a mamar e até hoje continua” refere acrescentando que quanto à mãe biológica acabou mesmo por rejeitá-la. “Não a quis, ainda a chegamos duas vezes a mamar pegando na ovelha, mas não a queria” afirma Mário Ferreira. “Tivemos de apartar e agora vai-se craindo assim”.

 

Este pastor “até andava para dar a cadela” revela a esposa, Isaura Pires, mas “agora nem que dessem 500 euros, não a tirava daqui” afirma Mário Pereira.

Por causa desta história, estes pastores criaram tamanha afectividade com os animais que nem o cordeiro vão vender.

A “Perdida”, assim lhe chamam, vai crescer para se tornar numa ovelha.