PUB.

Caçadores preocupados com aproximação da Peste Suína

PUB.

Qui, 02/02/2023 - 10:03


Os caçadores estão preocupados com o aumento de casos de peste suína e da aproximação da doença à Península Ibérica
De acordo com João Alves, presidente da FACIR (Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética), a doença pode comprometer a caça ao javali. "Há casos no norte da Europa de peste suína que tem vindo a descer para sul, pelo que dizem, são os casos conhecidos na fronteira de França com a Alemanha. O que nos deixa preocupados, porque se continuar a descer brevemente poderá atingir-nos. Se forem encontrados casos de peste suína no nosso país, não só os javali mas também o porcos caseiros vão ter que ser todos abatidos na explorações onde isso acontecer. Vai comprometer também todo o comércio de produtos ligados à carne de porco".
Todos os animais caçados já são testados. "A nível da caça fazemos a análise aos javalis, para ver se não aparece nenhum caso. Se aparecer algum tentamos controlar a situação, abatendo os animais infetados e depois há um procedimento que tem que ser seguido".
Segundo João Alves, a aplicação de químicos nos terrenos pode ser a causa das doenças nos suínos. "O maior problema são as doenças, se bem que eu tenho uma ideia comigo, uma teoria, de que essas doenças são provocadas pelo homem. Porque cada vez mais se aplicam pesticidas e herbicidas nos terrenos. A caça alimenta-se do que há no campo e, logicamente para mim, é um dos contributos principais para que haja pouca caça menor".
Até ao momento ainda não são conhecidos casos em Portugal.
A 7 de dezembro de 2022, a revista Visão dava conta que já tinham sido “identificados na União Europeia (UE) 6.779 focos de PSA (Peste Suína Africana) em javalis e 512 em suínos domésticos.”
Escrito por Onda Livre (CIR)