Caçadores indignados com alteração do calendário da actividade cinegética

PUB.

Sex, 06/08/2010 - 09:10


Um desrespeito pelos caçadores transmontanos. A alteração do calendário de caça às rolas, cujo início passou de 15 para 22 de Agosto, está a deixar descontentes os caçadores nortenhos, sobretudo os do Nordeste Transmontano, que reclamam ser os mais afectados por esta medida.  

O vice-presidente da câmara de Bragança, caçador há vários anos, diz que o turismo no concelho será prejudicado e pede alterações à forma como são tomadas estas decisões.

“Algo não está bem porque não há razões para que todos os anos aconteça isto. Se existem razões para haver diferenciação entre o norte e o sul do país relativamente aos períodos de abate das espécies então que se assuma essa diferença” afirma Rui Caseiro, acrescentando que “o atraso na caça às rolas prejudica Trás-os-Montes, afectando o turismo cinegético evitando que muitos caçadores venham à região”.

 

O presidente da Federação de Caçadores da Primeira Região Cinegética, vai mais longe e diz que os caçadores se sentem traídos com esta decisão, que poderá afectar 40 mil pessoas.

E acusa mesmo a secretaria de estado do Desenvolvimento Rural de estar a beneficiar os caçadores do sul do país em prejuízo do Nordeste Transmontano.

“Aqui há apenas e só interesses que desconhecemos mas que devem ir no sentido de dar algum benefício ao sul do país” considera Castanheiro Pinto. “Este calendário não contenta os caçadores do Norte. Sentimo-nos traídos e desrespeitados com esta decisão” salienta, acrescentando que na região podem ser afectados “entre 30 a 40 mil caçadores, a restauração e os hotéis”.

 

Apesar da revolta, Castanheira Pinto não acredita que a decisão seja revista.

Mesmo assim, garante que os caçadores não se calam e promete acções de protesto.

“Vamos continuar a reclamar nomeadamente no dia 15 de Agosto pois pensamos juntar-nos em Viseu com outras federações regionais para fazer valer o nosso descontentamento” adianta.

 

A alteração do calendário da caça às rolas a provocar o descontentamento dos caçadores transmontanos.

Escrito por Brigantia