CAB promove patinagem nas escolas

PUB.

Qua, 23/10/2013 - 10:27


O Clube Académico de Bragança está a levar a patinagem às escolas do primeiro ciclo. A iniciativa abrange o Colégio de Santa Clara e o Centro Escolar da Sé em Bragança.

O objectivo é dar a conhecer a modalidade aos mais pequenos e aumentar o número de atletas do clube. “Este projecto surgiu para cativarmos atletas para o clube e para dar a conhecer a patinagem. Este ano estamos a tentar abrir mais uma turma de patinagem”, refere Marta Neves, professora de patinagem.
Os alunos têm entre seis e dez anos e é nestas idades que criam as bases para desenvolver a prática da patinagem.
Marta Neves lamenta, no entanto, a falta de espaços adequados para ensinar a modalidade. “As crianças adoram patinar, só é pena não termos outros espaços em Bragança para podermos praticar a modalidade. A sala onde damos a aula limita o nosso trabalho”.
Marta Neves reconhece que não é fácil dar aulas de patinagem aos mais pequenos mas garante que é uma tarefa gratificante. “É uma óptima experiência e ajuda-nos a nós, professores, a desenvolver novas capacidades para ensinar. É difícil ensinar pois eles cada vez são mais activos, aprendem rápido e é mais difícil controla-los nas aulas”.
A iniciativa é recebida com agrado nas escolas. Alice Lopes, adjunta da direcção do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, ao qual pertence o Centro Escolar da Sé, destaca os benefícios da patinagem para os alunos. “É uma vivência única para as crianças e uma oportunidade de acesso a uma modalidade que não conhecem. Depois há ainda os benefícios que a actividade física traz a nível de saúde”.
O Clube Académico de Bragança tem 14 praticantes de patinagem artística. Quanto à turma de iniciação conta com 40.

Escrito por Brigantia