Ter, 24/09/2024 - 14:46
O mirandelense Ricardo Mendes, do Clube de Ciclismo de Vila Flor, sagrou-se campeão da Taça de Portugal XCO de paraciclismo ao vencer a quinta e última prova da competição nacional que se realizou no domingo, em Avis, no distrito de Portalegre.
Ricardo Mendes concluiu o percurso em cerca de 42 minutos, só precisava de três pontos para conseguir o título nacional de XCO em paraciclismo, mas ainda assim venceu a quinta e última prova de BTT em Avis para não deixar dúvidas em relação ao título nacional. “Foi uma prova que correu muito bem, só precisava de três pontos para ser o vencedor final, mas mesmo assim fui para dar o máximo e ganhar. Felizmente consegui vencer, foi a primeira corrida que fiz no nacional de XCO COM camisola campeão nacional que conquistei no Jamor e foi uma motivação extra”, afirma o atleta, do Clube de Ciclismo de Vila Flor.
Quanto às características da quinta e última prova Taça de Portugal XCO, Ricardo Mendes frisa que era um circuito muito técnico. “Fazia algum calor em Avis, o circuito foi duro e tinha muitas partes técnicas, onde era preciso estar atento aos detalhes, mas foi bom”, vinca.
Ricardo Mendes pode ainda ser campeão nacional de paraciclismo da Taça de Portugal XCM, mas a prova será a 6 de Outubro, em Lagos, no Algarve e o transmontano ainda não sabe se vai participar na prova. “Falta a última prova da Taça de Portugal XCM e vai ser a que decide o campeão nacional. Tenho possibilidades de ganhar, o paraciclista que está minha frente só tem 50 pontos a mais e eu se se ficar à frente dele, em Lagos, ganho o título nacional. No entanto, não sei se vou conseguir ir a Lagos. É uma prova distante que é dispendiosa para o clube, mas vamos fazer de tudo para estar presentes e disputar mais um título nacional”, explica.
O próximo desafio de Ricardo Mendes será a Rota do Folar, que acontece no próximo domingo, em Valpaços e será a última prova do campeonato regional de BTT XCM de Vila Real, onde o paraciclista transmontano já é campeão e vai apenas cumprir calendário. Pode servir de preparação para a derradeira prova do campeonato nacional de XCM, em Lagos, no Algarve, caso Ricardo Mendes tenha possibilidade de ir.