Bragança vai ser palco do Encontro Ibérico de Neurociências

PUB.

Sex, 02/05/2008 - 09:47


No final do ano, a cidade de Bragança vai receber um Encontro Ibérico de Neurociências que vai juntar vários especialistas nacionais e internacionais. A realização deste encontro foi acordada através de um protocolo que a câmara de Bragança assinou com o Instituto Gulbenkian da Ciência, que faz parte da Fundação Calouste Gulbenkian.

O protocolo prevê ainda a realização de várias actividades no Centro de Ciência Viva de Bragança. Jorge Nunes, o autarca local refere que “será também o início de uma parceria de colaboração tendo por base o Ciência Viva e outras iniciativas que possam ser relevantes para a difusão, a divulgação do conhecimento, da ciência”. Acho que é um protocolo importante para o município e para a região”, releva Jorge Nunes.  

 

Os encontros de neurociência têm vindo a ser realizados no Instituto Gulbenkian, mas agora esta instituição quer descentralizá-los. “A ideia é não só fazer este ano, mas regularmente os encontros de neurociência em conjunto com colegas e outros institutos espanhóis, que estão associados com o nosso”, diz António Coutinho, director do Instituto Gulbenkian da Ciência. “Temos intenção de fazer esses encontros regulares aqui, e esperemos que isso vá contribuir para que a presença da ciência na cidade seja cada vez mais real”, sublinha António Coutinho.

 

O director do Instituto Gulbenkian da Ciência, salienta que a assinatura do protocolo com a câmara de Bragança deve-se ao facto de a disciplina estar a desenvolver-se na cidade. “ Bragança tem vindo a afirmar-se como um dos centros mais activos no país, tanto com o politécnico de muito boa reputação mas também com o centro Ciência Viva que é um dos mais activos do pais”, assinala António Coutinho afirmando que “é um gosto estarmos associado com o que se está passar em Bragança”.

 

O Encontro Ibérico de Neurociências, que se vai realizar em Bragança, deverá ter ainda a participação da Fundação Champalimaud.