Ter, 03/05/2011 - 16:57
José Mário Leite é um dos responsáveis da organização e sublinha a importância deste evento.
“A mais-valia é colocar Bragança no mapa. Bragança é quase o centro do Mundo. A ciência é a base do desenvolvimento futuro. A ciência é um dos caminhos prioritários. Ao colocar Bragança no centro das discussões científicas que vão estar na Europa e no Mundo, vamos estar a colocar Bragança no centro do desenvolvimento. E estes acontecimentos potenciam outros. Por exemplo, em Março de 2012 vai acontecer um encontro de estudantes de doutoramento que vai trazer mais de 100 pessoas e esperemos que traga também um prémio Nobel”, adianta.
Depois de passar por várias capitais europeias, a EARMA chega, surpreendentemente, a Bragança.
José Mário Leite tem uma explicação.
“Sou brigantino e tento, tanto quanto possível, trazer desenvolvimento para a zona de onde sou natural. Tenho de agradecer o apoio da autarquia porque, para mim, seria mais fácil organizar em Lisboa, sobretudo pelas acessibilidades. Mas não é isso que se pretende. É com muito orgulho que trago este evento para Bragança.”
Já estão inscritas cem pessoas mas são esperadas cerca de 300.
A hotelaria da cidade está praticamente lotada para essa altura.Por isso, o vice-presidente da câmara, Rui Caseiro, está confiante na capacidade organizativa da cidade.
“Bragança dará a resposta que é esperada por todos e estaremos à altura como o fizemos aquando da candidatura com cidades como Viena ou Dublin”, referiu, destacando a “oportunidade para o IPB ter contactos com pessoas da ciência de todo o Mundo”.
A 17.ª edição do congresso anual do EARMA realiza-se de 22 a 25 de Junho, em Bragança.
Escrito por Brigantia