Seg, 21/06/2010 - 09:24
Mas a câmara municipal adianta que há mais investimentos já aprovados.
“Temos um investimento considerável e o número de projectos já aprovados ronda os 40 milhões de euros” adianta o vice-presidente da câmara. “Ao nível de execução andamos por volta dos 60%, mas temos obras executadas cujos projectos estamos ainda a candidatar” acrescenta.
Rui Caseiro dá alguns exemplos dos projectos que foram executados no concelho de Bragança com recurso a este programa. “No âmbito da regeneração urbana, os projectos Bragança Activa e Nova Mãe D’Água têm um conjunto de projectos já executados e outros em execução como é o caso da Ciclovia” aponta, acrescentando que “os centros escolares também fazem parte desse grupo e o centro de saúde de Santa Maria”. Por outro lado, “no âmbito das acessibilidades temos projectos já executados e que vamos candidatar, na Rede Ecocitras ainda há projectos a definir mas que já têm verbas alocadas”.
O balanço dos projectos foi feito durante uma reunião da comissão de acompanhamento do Programa Operacional Regional do Norte.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, anunciou que está previsto um aumento da taxa de execução dos projectos já aprovados.
“Por força dos próprios calendários há muitas candidaturas que já foram aprovadas há dois anos e que têm de encerra” explica Carlos Lage, salientando que “também temos de exigir que os próprios promotores também sejam mais ágeis”. “Nós estamos esperançados que o programa venha a conseguir uma execução entre 400 a 500 milhões de euros nos por ano, nos próximos anos” afirma.
Sem estes apoios comunitários muitos dos investimentos não poderiam ser concretizados.
Escrito por Brigantia