Bragança escapa à falta de poder de compra

PUB.

Qui, 30/07/2009 - 08:24


Bragança é o único município de Trás-os-Montes em que o poder de compra per capita ultrapassa a média nacional.  

Um estudo recente da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) concluiu que Trás-os-Montes é a sub-região mais pobre dos 27 países que actualmente compõe a União Europeia.

 

O presidente da câmara de Bragança e líder da Associação de Municípios da Terra Fria Transmontana diz que esta é a excepção que confirma a regra das desigualdades entre litoral e interior.

 

“Bragança ocupa a sexta posição em índice de poder de compra per capita no conjunto de 86 municípios no conjunto da zona Norte. É o único de Trás-os-Montes que ultrapassa a média nacional, mas outros municípios estão numa situação muito fragilizada com um nível de rendimento muito baixo”, revela, sustentando que esta é uma região “deprimida economicamente, socialmente e demograficamente”.

O mesmo estudo colocava toda a região norte como a mais pobre de Portugal e uma das 30 mais pobres das 254 da União Europeia a 25.

Jorge Nunes diz que o mesmo fenómeno existe dentro de Portugal, mas entre o Interior e o Litoral.

“A relação entre a região mais pobre da Europa a 15 e a mais rica – Londres – é de um para cinco. É uma desigualdade enorme. Mas é um pouco o que existe na região Norte entre o Porto e uma das regiões mais pobres na região norte, sensivelmente de um para cinco. Ou seja, há falta de coesão em termos europeus e nacionais”, denuncia.

O mesmo estudo diz que a população da região Norte do país é a que tem o maior número de pobres, o mais baixo grau de instrução, a maior taxa de desemprego e alcoolismo.

Escrito por Brigantia