Bragança é um exemplo a nível europeu

PUB.

Ter, 21/04/2009 - 12:23


  A geminação entre as cidades de Bragança e Pavillons sous Bois, em França, é um exemplo europeu. Quem o diz é um eurodeputado português. Uma comitiva brigantina está de visita à localidade francesa para fortalecer os laços de cooperação.  

Juntamente com elementos do executivo e assembleia municipal, seguem 33 presidentes de junta de freguesia. Domingo à noite, num jantar comemorativo, Carlos Gonçalves, eurodeputado para as comunidades, elogiou os intercâmbios feitos.

“Conheço outras geminações e tenho a opinião que esta é das que melhor funciona”, garante o parlamentar.

 

Rui Caseiro, vice-presidente da câmara de Bragança, salienta que é com este tipo de relações que se contribui para o desenvolvimento: “A cooperação é uma forma de as pessoas engrandecerem os seus conhecimentos, que se faz o desenvolvimento das regiões. E esta é uma forma de adquirir esse conhecimento, constatando culturas diferentes”.

 

Philippe Dallier, presidente da câmara de Pavillions sous Bois recorda a viagem do conservatório daquela localidade até Bragança.

 

Já Eduardo Lapa, presidente do comité de geminação adianta que no final deste mês uma comitiva francesa vai deslocar-se as Trás-os-Montes e o Douro vai estar na rota da visita.

 

“Eles gostam de ver aquela zona e estão sempre prontos para ir a Portugal”, afirma.

Em Pavillons sous Bois vivem cerca de 600 portugueses, a grande maioria são transmontanos.

 

 Escrito por Brigantia