Qua, 26/11/2008 - 08:12
Ontem, o embaixador israelita esteve em Bragança a visitar algumas instituições com as quais podem vir a ser estabelecidas parcerias.
Para já, ficou assente que poderá vir a ser organizado em Bragança um congresso internacional de Medicina e “avaliamos a possibilidade de avançar com a criação de um prémio de investigação nesta área” adianta Jorge Nunes, o autarca local, acrescentando que esse prémio será designado por “Prémio Oróbio de Castro” em homenagem a um médico judeu, nascido em Bragança. “A concretizar-se deverá envolver o município, a embaixada de Israel e da Holanda e algumas empresas que possam actuar como mecenas”.
Além disso, a cidade pode vir a receber um núcleo museológico sobre a presença judaica na região. “Achamos a ideia interessante devido à significativa presença da comunidade judaica em Bragança” justifica o presidente da câmara.
Por outro lado, Bragança pode também vir a colaborar com uma cidade israelita ao nível do desenvolvimento económico “envolvendo as associações comerciais e industriais da região e o IPB”.
O embaixador de Israel em Portugal, Aaron Ram, já identificou algumas áreas de cooperação “sendo que uma delas é a agricultura, as energias renováveis, ambiente, saúde e ensino superior” afirma. “Fizemos uma visita ao Instituto Politécnico e foi impressionante observar os avanços conseguidos para descobrimos como fazer”.
O embaixador assumiu o compromisso de iniciar de imediato contactos com potenciais parceiros para que se possam desenvolver a cooperação.