Bombeiros querem INEM em todos os quartéis

PUB.

Qui, 24/04/2008 - 08:28


A Federação Distrital de Bombeiros quer que todas as corporações do distrito sejam equipadas com “postos INEM”. Das 15 corporações, oito não possuem viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica. São considerados “postos de reserva INEM” sendo que as associações humanitárias disponibilizam uma viatura própria para efectuar serviços de emergência médica.

A Federação de Bombeiros quer que a rede seja alargada a todo o distrito. “Uma vez que o INEM tem uma frota, então que a disponibilize a todas as associações porque são carros preparados para primeiro socorro, é um dever do INEM e um direito dos cidadãos ser tratado de igual forma” afirma Humberto Martins, o presidente da federação.

As corporações de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Izeda, Mogadouro, Sendim, Torre Dona Chama e Vila Flor são as que não possuem uma ambulância do INEM.

Humberto Martins, presidente da Federação Distrital de Bombeiros, acrescenta que “nem sei muito bem qual foi a medida orientadora para colocar postos INEM e postos de reserva e todas as populações merecem ter um carro desse tipo”.

O presidente da federação garante que os bombeiros destas corporações estão preparados para lidar com uma ambulância de socorro pré-hospitalar. “No mínimo temos cinco bombeiros com curso de primeiros socorros, por corporação, mas há casos de 15 e 20”.

Esta reivindicação dos bombeiros do distrito de Bragança já foi dada a conhecer à Liga de Bombeiros Portugueses.