Bolsas para fixar médicos no interior

PUB.

Sex, 29/05/2009 - 08:27


A partir de Janeiro vai ser criada uma bolsa para ajudar os médicos a fixarem-se nas regiões do interior. O anúncio foi feito ontem pela ministra da Saúde, em Bragança, à margem da inauguração do novo centro de saúde.  

“É uma bolsa para que os médicos optem por algumas especialidades e que as façam em zonas mais carenciadas e para além dos seu vencimento têm uma bolsa” explica Ana Jorge acrescentando que “ao fim do internato têm de trabalhar pelo menos durante o mesmo número de anos da especialização, no local no qual receberam a bolsa”. Com esta medida o Governo acredita que “há maior probabilidade de se fixarem, se não o fizerem têm de devolver a bolsa na totalidade”.

 

Ana Jorge revelou ainda que têm sido tomadas outras medidas para aliciar médicos para o interior do país, que encontram maior qualidade de vida longe do litoral. “A satisfação profissional e a melhoria de equipamento na área hospitalar” exemplifica a ministra.

Para além disso, a abertura de mais vagas nas universidades vai permitir, segundo a ministra da Saúde, ter mais médicos dentro de quatro ou cinco anos.

 

Na mesma ocasião, Ana Jorge falou ainda das obras nas Urgências do Hospital de Bragança “que estão a ser ultimadas e por isso durante o mês de Junho serão inauguradas” adianta.

 

O Governador Civil de Bragança apontou 16 de Junho como a data provável para a inauguração deste serviço.

Escrito por Brigantia