Bibliotecas escolares em rede

PUB.

Sex, 03/04/2009 - 08:22


Bragança vai ter uma rede de bibliotecas escolares.O protocolo foi assinado ontem entre a câmara municipal, os agrupamentos escolares e as escolas secundárias. 

O objectivo é gerir os recursos que existem fazendo a sua partilha, como explica Jorge Nunes, o autarca local.“O município dispõe da Biblioteca Municipal e a Biblioteca Águedo de Oliveira e no próximo mês vai dispor de uma nova que é a Biblioteca Adriano Moreira” refere o presidente. Por outro lado, “nos últimos anos temos vindo a criar as bibliotecas nas escolas do primeiro ciclo, sendo que as do 2º e 3º ciclos e as secundárias dispõem das suas próprias bibliotecas” esclarece.Por isso, “importa criar uma rede a nível municipal para que recolha uma partilha de recursos”. 

Esta iniciativa era há muito ansiada pelas escolas.

“As coordenadoras das bibliotecas escolares já pediam isto há muito tempo” refere Teresa Sá Pires, presidente do conselho executivo da Secundária Abade de Baçal salientando que “nós já temos uma biblioteca com um espólio muito alargado e como neste processo há escolas mais ricas e menos ricas e agora há uma partilha de todos os recursos”.

 

Já Eduardo Santos, presidente do conselho executivo da Escola Secundária Emídio Garcia salienta a melhor coordenação que esta rede vai permitir entre as bibliotecas escolares. “Até aqui casa escola isolada tinha a sua experiência e agoira em conjunto serão mais variadas” afirma.

 

A rede de bibliotecas escolares de Bragança pretende também promover a leitura entre os estudantes.

Escrito por Brigantia