Berta Nunes é primeira mulher presidente de câmara

PUB.

Ter, 13/10/2009 - 09:58


O PS faz história no distrito de Bragança ao eleger uma mulher como presidente de câmara. Berta Nunes, que venceu as eleições à autarquia de Alfândega da Fé, é a primeira mulher a assumir funções de autarca no distrito.  

Até hoje todos estes cargos foram desempenhados por homens.

Para a candidata, esta vitória pode ser um incentivo à participação de mais mulheres na política.

“Sinto-me muito orgulhosa e penso que esse facto pode ser um incentivo para outras mulheres que se queiram aventurar na política” afirma, acrescentando que quando tiver de se reunir com todos os restantes presidentes de câmara do distrito não se vai sentir constrangida “porque eu conheço a grande maioria e relativamente bem”.

 

Para Berta Nunes, o facto de ser mulher não lhe vai causar nem dificuldades nem facilidades.

“Sei que o facto de ser mulher traz dificuldades acrescidas na vida pública pelo facto de as mulheres serem muitas vezes as responsáveis pelas tarefas domésticas e a educação dos filhos, além da vida profissional, mas eu já estou habituada a essas situações” afirma, “também já tive essas dificuldades, mas ultrapassei-as”.

 

Quem também se mostra satisfeito pelo feito é o presidente da federação distrital de Bragança do PS, partido pelo qual foi Berta Nunes foi eleita.

Mota Andrade salienta o facto de ter sido o partido que defendeu a paridade que elegeu a primeira autarca do distrito.

“É mais uma vitória” afirma. “Ela merece, é uma grande mulher, tem uma grande projecto, já deu várias provas da suas capacidade”.

Por outro lado, diz que “o PS é o primeiro a defender o princípio da paridade e este é um passo importante para abrir horizontes às mulheres transmontanas”.

 

O concelho de Alfândega da Fé duplamente cor-de-rosa, durante os próximos quatro anos.

Escrito por Brigantia