Banda desenhada ensina a melhorar serviços em instituição social

PUB.

Seg, 03/08/2009 - 08:17


Um guia de boas práticas para melhorar a qualidade dos serviços num lar de idosos. A iniciativa é do Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas, em Bragança, que publicou um pequeno livro em forma de banda desenhada. Foi apresentado ontem e surgiu na sequência de acções de formação dos funcionários da instituição, ministradas pela Escola Superior de Saúde.  

“Este livro nasceu de uma formação de 2008 que nós resumimos numa pequena revista a que chamámos ‘Família Silva e a avó Margarida’” explica o presidente do centro social de Rossas. “O público-alvo são os colaboradores da instituição e por isso o livro centra-se no dia-a-dia deles, inclusive as caricaturas são personagens reais” afirma.

O Padre António Estevinho considera que “esta formação tem contribuído imenso para a melhoria dos serviços”.

 

Este livro tem uma dupla função. Por um lado, é um contributo para a formação dos trabalhadores, mas por outro, é uma forma de angariar fundos para ajudar outras instituições sociais.

“Este livro teve um custo que vai reverter a favor das instituições de Santa Comba de Rossas, Pinela que quer construir um lar de idosos e Salsas que está na fase final de acabamento” adianta.

 

O Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas, em Bragança, tem 14 funcionários que prestam apoio a 18 utentes internos e 23 em serviço domiciliário.

Escrito por Brigantia