Dom, 19/04/2009 - 19:25
Depois do Alentejo e Trás-os-Montes terem assistido ao domínio do Mitsubishi Racing Lancer, foi agora a vez do Algarve ser dominado pela máquina nipónica. Hoje o objectivo era defender o comando, mas Carlos Sousa foi mais longe e venceu o Sector Selectivo, conseguindo garantir 15 pontos para o campeonato, que agora lidera com 11 pontos de vantagem.
Depois de dois dias de chuva, hoje o sol apareceu, "e tivemos o Algarve no seu melhor, com um dia excelente e com uma boa temperatura. Quanto a nós fizemos uma prova perfeita, mas devo confessar que esta manhã estava um pouco nervoso. Sair na frente era uma desvantagem, sobretudo porque os adversários conseguiam saber os nossos tempos de forma mais imediata, mas quando recebi a informação ao quilómetro 20 que estávamos a fazer jogo igual com a concorrência, percebi que aquele era o andamento para não perder a corrida. Depois a concorrência atrasou-se e conseguimos vencer o SS, o que nos permitiu roubar-lhes mais um ponto nas contas do campeonato Quando eles se atrasaram gerimos. Gostei da corrida, road book bom e dava confiança. Hoje Algarve no seu melhor", referiu.
Após três provas e outras tantas vitórias, o primeiro balanço do ano "só pode ser muito positivo, aliás melhor era impossível. Mas atenção que ainda falta muito campeonato e nada está decidido, mas naturalmente que é melhor estar na frente e com esta margem, porque cada vez mais são os nossos adversários que terão de atacar e correr mais riscos. O carro esteve mais uma vez excelente, numa corrida muito bem marcada e com um road-book muito bom, que nos dava confiança para andar depressa", finalizou Carlos Sousa.
Após um segundo dia de prova desastroso, com o piloto da Castrol Vodafone Liberty Seguros Team a deparar-se com uma falta de competitividade da afinação escolhida para esses longos sectores selectivos, Miguel Barbosa apostava em reduzir os danos no ultimo dia de prova, minimizando os prejuízos para a classificação do campeonato nacional.
Depois da confusão com os tempos no dia anterior, onde erradamente, Miguel Barbosa tinha descido uma posição, para o 4º lugar da geral, hoje, partindo de um 3º lugar, o piloto do BMW X3 CC voltou a tentar imprimir um ritmo muito forte conseguindo o 2º tempo no sector selectivo mas, ainda assim, sem alteração na classificação final.
Miguel Barbosa referiu no final da Baja Terras d’el Rei que «tentamos minimizar o dia de ontem, onde estávamos muito longe do Carlos e do Filipe, ao efectuar algumas alterações no set-up do carro. Hoje estivemos mais competitivos mas também ataquei ao máximo e acredito que o Carlos e mesmo o Filipe não tenham arriscado tanto. O 2º lugar no sector é importante em termos de campeonato mas vamos ter de trabalhar muito para a próxima prova e podermos voltar às vitórias. Sinceramente, continuo sem perceber o dia de ontem».
Pos.
Nome
Carro
Tempo
Diferença
1
Carlos Sousa
Luis Ramalho
Mitsubishi Racing Lancer
06:49:45.5
2
Filipe Campos
Jaime Baptista
BMW X3 CC
06:52:51.1
00:03:05.5
3
Miguel Barbosa
Miguel Ramalho
BMW X3 CC
07:05:44.8
00:15:59.3
4
Bernardo Moniz da Maia
Joana Sotto-Mayor
BMW X3 CC
07:26:40.4
00:36:54.8
5
José Dinis Lucas
Luis Tirano
Mitsubishi Pajero DID
07:44:36.0
00:54:50.5