Azeite transmontano entre os melhores do mundo

PUB.

Sex, 29/05/2009 - 08:19


O Azeite de Trás-os-Montes DOP ficou classificado entre os melhores azeites do mundo no Prémio Mario Solinas, um dos mais prestigiados, promovido pelo Conselho Oleícola Internacional. O produtor Jerónimo Pedro Mendonça de Abreu e Lima da Quinta da Fonte - Vale de Madeiro – Mirandela foi mesmo o vencedor na categoria de Maduro Intenso.  

O Conselho Oleícola Internacional organiza anualmente um concurso internacional à qualidade do azeite extra virgem. Aos vencedores desse concurso é-lhes atribuído o prémio à qualidade Mario Solinas. 

Neste concurso são premiados azeites de 3 categorias: frutado intenso, frutado médio e frutado ligeiro, e destacados os azeites que chegaram a finalistas. Na edição deste ano, participaram 84 azeites, 34 de Espanha, 25 de Portugal, 14 da Grécia, 4 de França, 4 de Itália, dois de Marrocos, um de Israel e um do Egipto.

 

Na categoria de frutado intenso, o vencedor foi o Magna Olea, marca do azeite DOP de Trás-os-Montes, registada no final de 2006, do produtor Jerónimo de Abreu e Lima da Quinta da Fonte, vale de madeiro, Mirandela, que confessa ter sido uma surpresa esta vitória.

“Fui mas sem grande esperança de ganhar porque é um concurso de alto gabarito e não me sentia com a mínima das hipóteses, por isso foi uma grande alegria” refere.

 

No entanto, Jerónimo de Abreu e Lima considera que o mérito é das características do micro-clima da região. De resto, acrescenta o olivicultor, basta seguir as boas práticas para cuidar das oliveiras e avaliar a altura ideal da maturação da azeitona para a respectiva apanha.

“O mérito deve-se sobretudo às características do solo e do clima, basta o agricultor ter cuidado na selecção e avaliar a altura ideal da maturação da azeitona para a colher” afirma.

 

Outro dos segredos para obter um azeite de qualidade passa pela apanha o mais cedo possível, contrariando a versão popular que só deve acontecer depois de Janeiro.

O Olivicultor espera agora que este prémio ajude a publicitar a marca de azeite Magna Olea DOP de Trás-os-Montes, produzido na Quinta da Fonte, em Vale de Madeiro, Mirandela. Nesta categoria o segundo lugar foi atribuído Casa Agrícola Roboredo Madeira, S.A. de Almendra. De destacar ainda o terceiro prémio na Categoria de Maduro Médio de Filipe José de Albuquerque Roboredo Madeira de Vilar de Amargo e a presença como finalista da Ollivus de Fonte Longa – Meda na mesma categoria.

Este produtor de azeite de Mirandela tem cerca de seis mil oliveiras.

Escrito por CIR