Seg, 03/01/2011 - 09:21
“Dado que daqui a três ou quatro anos a albufeira estará a encher, chegou a hora de avançar com os estudos para a criação dessa área de paisagem protegida que já tem instrumentos resultantes das medidas de minimização ambiental que a tornam num autêntico parque” refere o presidente da associação, salientando que “já vai ter um centro de interpretação ambiental e recuperação animal, trilhos e uma série de estruturas que já configuram uma área protegida”.
Aires Ferreira acrescenta que essa área seria de gestão intermunicipal. “A existência de uma grande mancha de água vai contribuir para a diversificação de espécies como aconteceu do Douro Internacional que acabou por gerar a criação de um parque natural” afirma. “Nós aqui pretendemos criar uma área de paisagem protegida de gestão intermunicipal através da associação de municípios” acrescenta.
O autarca de Torre de Moncorvo espera que a criação da área protegida seja feita em simultâneo com o início do enchimento da barragem, dentro de três anos.
“É para esta a funcionar no dia em que a barragem concluir. Nestes três anos pretendemos promover os estudos e a classificação da área” de forma a “estar tudo pronto para que no dia em que albufeira esteja a encher a área de paisagem protegida já exista” realça.
A Associação de Municípios do Baixo Sabor acredita que uma área protegida pode ser um atractivo do ponto de vista turístico e da conservação da natureza para aquela zona.
Escrito por Brigantia