Autoridades prometem mais vigilância nas estradas do distrito de Bragança nas férias de Verão

PUB.

Seg, 19/07/2010 - 03:24


Já está em marcha a campanha de segurança rodoviária “Neste Verão dê férias à velocidade”, que se vai prolongar até ao dia 15 de Setembro. No distrito de Bragança, GNR e PSP saíram à rua na última sexta-feira, primeiro dia de férias para muita gente, com conselhos para os automobilistas.

“Antes de iniciar a viagem que vejam as condições da viatura, que repousem e tenham condução defensiva, respeitem limites de velocidade, usem cinto de segurança e não os telemóveis”, sublinha Amílcar Correia, comandante da PSP de Bragança.

 

Mas também a GNR procedeu a um reforço de patrulhamento. O comandante da Unidade Territorial de Bragança, António Fernandes, promete especial atenção ao IP4, sobretudo aos troços em obras.

 

“Estamos a fazer tudo para que as pessoas reduzam a velocidade e tenham atenção aos estrangulamentos da via. E às vezes há radares.”

 

Na sexta-feira, as principais entradas e saídas de Bragança estiveram a ser vigiadas pelas autoridades, numa operação que apanhou alguns automobilistas desprevenidos.

 

“Não sei do que se trata. Mandaram-me parar mas não sei porquê”, comentou Amândio Nascimento, que trabalha em Izeda. “Acho bem, tudo o que seja para melhorar o serviço é bom”, comentou. Já Carla Araújo, residente em Valpaços mas trabalhadora em Bragança também considera “importante e pertinente todo este acompanhamento nesta época do ano”.

 Este ano, os números de sinistralidade no distrito de Bragança dispararam, havendo já oito mortos registados nos primeiros seis meses do ano, quase tantos como nos 12 meses de 2009, ano em que houve dez mortes no distrito.

Este ano, em vez de oito poderiam ser nove, se estivessem a ser tidas em conta as novas regras de contagem de vítimas na estrada.

 

Mesmo assim, Jorge Gomes, o Governador Civil do distrito de Bragança, garante que este tipo de acções é essencial para diminuir o número de acidentes.

 “É uma acção conjunta da PSP e da GNR, as pessoas devem ver que não há divisão nas forças de segurança. E em segundo lugar, alertar as pessoas para as grandes causas da sinistralidade, numa altura que é o arranque para férias.”

Os principais conselhos passam pelo uso do cinto, respeito pelos limites de velocidade e pela não ingestão de bebidas alcoólicas.

Escrito por Brigantia