Autoridades do Parque Natural de Montesinho prometem maior abertura às populações

PUB.

Ter, 22/03/2011 - 12:32


É preciso haver mais diálogo entre os responsáveis do Parque Natural de Montesinho e as populações que habitam naquela área protegida. Esse foi um pedido deixado ontem por alguns presidentes de junta de freguesia, a propósito de uma acção integrada no Dia Mundial da Árvore.

Sendo este o Ano Internacional da Floresta, os responsáveis do Parque guiaram os jornalistas por um passeio pela área protegida, aproveitando para se plantarem 2011 árvores.

 Telmo Afonso, presidente da junta de freguesia de Espinhosela, foi um dos anfitriões e deixou o pedido.

 “O Parque tem as suas regras mas nós não concordamos com algumas. É preciso que tenha mais abertura às populações e sentir mais o que as pessoas querem, para ir de encontro aos hábitos de vida delas.”

 

Também José Carlos Valente, da Aveleda, sublinha a importância do diálogo para as populações perceberem todos os condicionalismos de viverem numa área protegida.

 

“Aquilo que poderia acontecer era o diálogo, para as pessoas perceberem que há mal entendidos e que as pessoas contestam coisas sem às vezes perceberem o que se passa.”

 

Para os responsáveis do Parque Natural de Montesinho o diálogo é mesmo o caminho a seguir. Vitório Martins, director adjunto desta área protegida, adianta que já há projectos para ajudar as populações das 88 aldeias do Parque.

 

 “Já temos encetado algumas reuniões com representantes de juntas e conselhos directivos e vamos continuar. Vamos propor algumas soluções para tirar alguns custos às pessoas que têm de se deslocar a Bragança e a Vinhais.”

 

À tarde foram também plantadas algumas árvores no parque Biológico de Vinhais.

Escrito por Brigantia