PUB.

Autarcas portugueses e espanhóis reiteram importância das ligações transfronteiriças

PUB.

Qui, 06/03/2008 - 10:37


As autoridades locais portuguesas e espanholas estão em consonância relativamente ao prolongamento da linha ferroviária desde o Tua até à Puebla de Sanábria. A ideia partiu do autarca de Mirandela e parece estar a ser bem acolhida dos dois lados da fronteira.  

A proposta foi abordada ontem durante uma reunião da Comunidade de Trabalho Bragança-Zamora. Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança, aprova a iniciativa. “Nós defendemos esse projecto, eu acho que há que fazer uma aposta, o governo português tem que apostar na Linha do Douro, devia apostar nesta ligação do Tua-Puebla de Sanábria e não deixar estes projectos entregues um pouco aos actores locais”, diz o presidente de Câmara de Bragança. Para Jorge Nunes os “actores locais não podem resolver problemas que são estruturantes em termos das redes primárias de infra-estruturas”.

 

Quem também concorda com a ligação ferroviária entre Mirandela e a Puebla de Sanábria é o tenente-alcaide de Zamora. Para José Luís Gonzalez Prada é fundamental a ligação entre os dois territórios através de todos os meios de transporte existentes. “Acreditamos que qualquer tipo de infra-estrutura ou transporte será importante para o desenvolvimento desta região, os recursos são limitados mas há que estabelecer prioridades”, afirma o representante espanhol.

 

A conclusão dos acessos à Ponte de Quintanilha foi outro dos temas assinalados pelo representante espanhol. José Prada espera que das eleições legislativas espanholas, que se realizam no próximo Domingo, saia um Governo mais sensível a este problema. “Queremos pensar que como consequência das eleições do próximo dia 9 Março, pode haver um governo mais sensível às necessidades ou a considerar que para o desenvolvimento de Zamora será imprescindível esta conexão, é verdadeiramente surpreendente ver que uma ponte tenha terminado e que não tenha uma continuidade”, declara o tenente-alcaide de Zamora.

 

Bragança e Zamora que vão apresentar cinco projectos ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça 2007-2013.

Nesta reunião da Comunidade de Trabalho foi anunciado o Plano de Cooperação Estratégica das duas regiões com a apresentação de cinco candidaturas, que se pretende que sejam financiadas por fundos comunitários via INTERREG.

 

O presidente da Câmara Municipal de Bragança explica em que consistem os diferentes projectos, “festas de Inverno em que será chefe de fila a Câmara de Bragança, um outro projecto é o guia de recursos transfronteiriços da província de Zamora e distrito de Bragança”. O autarca salienta ainda o projecto das aldeias fronteiriças em que será chefe de fila a Associação de Municípios da Terra Fria. “Há um outro projecto de interesse que envolve as áreas naturais e o património etnográfico, um projecto de aproveitamento sustentável de recursos naturais ligados há floresta e um projecto interessante que já não envolve a totalidade da comunidade e que designamos de emprego verde", revela Jorge Nunes.

 

As candidaturas vão ser apresentadas até 15 de Abril.