Autarca preocupado com falta de acordos de cooperação em equipamentos sociais

PUB.

Ter, 31/08/2010 - 09:30


Vai ser inaugurado no próximo dia 12 de Setembro mais um equipamento social na região. Trata-se do lar de idosos na aldeia de Lombo, em Macedo de Cavaleiros, construído pela Santa Casa da Misericórdia. Mas o equipamento ainda não tem acordos de cooperação com o Estado.  

Uma situação que está a deixar preocupado o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros.

“No dia 12 vamos inaugurar outro equipamento que também ainda não tem acordos, uma situação que esperamos ver resolvida a curto prazo porque se assim não for é praticamente impossível que o funcionamento dure muito tempo” afirma Beraldino Pinto. “As instituições não podem suportar perdas durante muito tempo e as famílias também têm grandes dificuldades em suportar os custos reais dos lares” acrescenta.

 

Os acordos de cooperação garantem o funcionamento do lar, encurtando as despesas para as instituições e para as famílias.

Pelo concelho de Macedo de Cavaleiros têm surgido várias infra-estruturas de apoio à terceira idade.

Mas muitas delas são privadas e a mensalidade revela-se superior ao rendimento da maior parte da população envelhecida do concelho.

“Estes equipamentos têm de praticar valores que sejam compatíveis com os níveis de rendimentos das pessoas e para o lar de Murçós, que vai abrir daqui a dois anos, é tempo de alertar as instituições para a necessidade de assegurar esses acordos que permitam servir as pessoas que mais precisam deste equipamento” afirma o autarca.

 

A directora do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança descansa o autarca de Macedo, em relação ao lar de Murçós.

 “Tudo o que são obras de PIDDAC são prioritárias na celebração de acordos no ano seguinte à sua conclusão” explica Teresa Barreira.

Quanto ao lar do Lombo espera que a situação esteja em breve resolvida, pois considera que é de louvar a iniciativa de criação de infra-estruturas sociais por conta própria das instituições.

Escrito por CIR