Autarca de Macedo pede revisão do financiamento do sistema multimunicipal de água

PUB.

Ter, 06/09/2011 - 09:22


O contrato com a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro é impossível de suportar pelos municípios. A convicção é do autarca macedense que adianta que o baixo preço cobrado ao consumidor não permite folga às autarquias e rendimentos suficientes para ter as facturas em dia com a empresa. 

Beraldino Pinto espera que haja uma revisão na solução de pagamento do montante em dívida, pois considera que os dois anos dados para pagar não são suficientes.A oposição interrogou a Câmara de Macedo acerca do meio milhão de euros de alegada dívida do município à empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.O custo com os sistemas é insuportável, refere Beraldino Pinto.O autarca de Macedo acrescenta que é impossível também imputar esse custo ao utilizador.“É insustentável para os municípios do interior que estão abrangidos por estes sistemas municipais na medida em que não podem fazer reflectir nos munícipes os custos que têm com os sistemas” afirma o autarca. “O preço da água em alta é absolutamente insuportável e ria défices que as amaras municipais não conseguem suportar. Que se vão acumulando e se tornam um grande encargo” acrescenta.Há pouco tempo houve uma tentativa de acordo com o Ministério do Ambiente para rever os modelos estabelecidos. Mas, Beraldino Pinto sugere que haja uma reformulação do financiamento do sistema.“É preciso fazer um ponto da situação em termos do modelo de regularização do financiamento de todo o sistema e criar condições para que as amara municipais consigam fazer essa regularização” entende. “O que a empresa pretenderia é que os municípios regularizassem todas as situações em dois anos mas os orçamentos não suportam esse ritmo porque têm vindo a ser vítimas de uma quebra de receitas muito grandes” salienta.Beraldino Pinto justifica como se chega a uma dívida de cerca de meio milhão de euros em água e resíduos.“As famílias e as empresas não têm capacidade para suportar a totalidade desses encargos. São as câmaras municipais que estão a servir de amortecedor. Como é uma situação do passado já se traduziu num aumento dos prazos de pagamento da dívida” refere. As receitas que a autarquia de Macedo tem com a cobrança de água e dos resíduos não é suficiente para pagar a factura à Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro. Uma situação que desagrada ao autarca local, que quer ver revisto o financiamento do sistema.

Recorde-se que o autarca de Mogadouro já contestou este sistema e esta dependência da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro ameaçando abandonar o protocolo e voltar a controlar todo o sistema de abastecimento de água ao seu concelho.

Escrito por CIR