Atletismo: Grande Prémio das Cerejas recupera anos 80 e vai homenagear Luís Azevedo em Alfândega da Fé

PUB.

Qui, 06/06/2024 - 12:57


A primeira edição do Grande Prémio das Cerejas - Luís Azevedo realiza-se, no domingo, na vila trasmontana 

A primeira edição do Grande Prémio das Cerejas - Luís Azevedo realiza-se, no dia domingo, em Alfândega da Fé, prova que substitui a Meia Maratona das Cerejas, tornando-se numa corrida com dez quilómetros de extensão. O evento é dedicado ao atleta Luís Azevedo, natural de Alfândega da Fé, que foi um dos impulsionadores da modalidade no concelho alfandeguense.

O Grande Prémio das Cerejas - Luís Azevedo insere-se no programa da Festa da Cereja, faz parte do calendário de provas da Taça Distrital de Estrada da Associação de Atletismo de Bragança, traz de volta os Grandes Prémios de Atletismo realizados nos anos 80 e estão inscritos, para já, perto de 140 atletas.

Helena Lisboa, presidente da Associação Recreativa Alfandeguense, a organizadora da prova, refere que o percurso passa exclusivamente pela vila de Alfândega da Fé. “O percurso da prova não vai sair da vila, como acontecia na Meia Maratona da Cereja. A partida e a meta do Grande Prémio das Cerejas – Luís Azevedo, com dez quilómetros de extensão, são no mesmo local, que será em frente à entrada do recinto da feira da Festa da Cereja e esperamos uma boa adesão de público. As expectativas são boas e espero que corra tudo bem”, sublinha.

Maria Manuel Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, frisa que o domingo da Festa da Cereja começa em grande com a prova de atletismo. “Vamos ter a primeira edição da prova de atletismo que homenageia Luís Azevedo, pessoa que dá nome a este Grande Prémio e que substitui a Meia Maratona das Cerejas. Num dia em que vamos ter muita animação cultural, nada melhor que começar o domingo com o Grande Prémio das Cerejas – Luís Azevedo”, salienta.

Antes do começo da corrida de dez quilómetros, o evento conta ainda com uma caminhada e com corridas para escalões jovens (dos 7 aos 17 anos), podem participar atletas federados ou não federados.

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira