Atletas de xadrez preparam-se em Mirandela para campeonatos internacionais

PUB.

Qua, 04/08/2010 - 09:12


Terminou, em Mirandela, o estágio nacional de xadrez que juntou, durante uma semana, 24 atletas de diversos escalões, com o intuito de os preparar para as próximas competições internacionais em que Portugal vai estar presente. Os xadrezistas tiveram sessões diárias de oito a nove horas e António Fróis, um dos treinadores nacionais presente neste estágio, faz um balanço positivo desta concentração.  

“Eles jogam e nós avaliamos o que eles fazem e depois essas partidas são estudadas no dia seguinte de manhã, por isso soa cerca de oito a nove horas de xadrez por dia” afirma, mas “o diagnostico real vão ser os resultados das partidas

O primeiro compromisso a sério é já a partir de hoje, em Mureque, na Áustria, onde os jovens portugueses vão competir no campeonato da União Europeia.

 

António Fróis diz ter boas perspectivas para resultados interessantes.

“Vários destes jovens estarão em Mureque a representar Portugal nos campeonatos da União Europeia e este estágio está englobado na preparação” refere, acrescentando que nessa localidade “já tivemos uma vitória em sub-14 femininos, medalhas de prata e uma de bronze por isso há boas perspectivas para resultados interessantes”.

O Clube Amador de Mirandela teve neste estágio quatro jovens xadrezistas: David Martins e Guilherme Martins, que vão estar no Campeonato do Mundo, na Grécia, Cristina Martins, participa no Campeonato da União Europeia e Ana Libório que vai representar Portugal no Campeonato do Mediterrâneo, em Creta.

António Fróis não tem dúvidas que Mirandela está a trabalhar bem a modalidade e conta já com vários jovens de inegável valor.

“Penso que Mirandela tem um trabalho notável pois o David Martins é um dos maiores valores nacionais, é o actual campeão nacional de sub-14 e há uma pequenina de oito anos que também vai representar Portugal a Mureque” refere.

 

O CAMIR tem quatro atletas nas competições internacionais em representação de Portugal.

Escrito por CIR