Associação propõe nova disciplina na escola

PUB.

Qui, 16/07/2009 - 08:16


Fazer pressão junto do Governo para incluir a Inteligência Emocional no programa escolar desde o ensino básico. Este é o objectivo da Paidéia, uma ideia que partiu de Maria Augusta Branco, docente na Escola Superior de Saúde de Bragança mas que já levou à criação de uma associação. 

“Trata-se de uma plataforma aberta para criar de forma organizada e construída formas de desenvolver e manter um sistema educativo a educação emocional com um estatuto próprio” refere a impulsionadora da ideia. “Vamos trabalhar para construir uma forma de fazer sentir aos responsáveis que é importante integrar a educação emocional desde o pré-básico e ao longo de toda a vida dos seres humanos” acrescenta. Esta associação conta já com 32 membros, de Bragança ao Algarve, passando por Porto e Lisboa e que já tem ramificações às universidades de Barcelona e Málaga, em Espanha. A própria temática da Inteligência Emocional vai dar origem a uma pós-graduação na Escola Superior de Saúde de Bragança. Segundo o vice-presidente da escola é uma de quatro novas pós-graduações que estarão disponíveis no próximo ano lectivo para profissionais da Saúde e da Educação. “No próximo ano vamos lançar essa pós-graduação e ao nível da Inteligência Emocional não há mais nenhuma oferta ao nível dos politécnicos e universidades do país pois é uma área pouco explorada” refere Leonel Preto. 

Segundo o vice-presidente da escola são os profissionais de saúde e os professores quem mais pode beneficiar dos estudos feitos nesta área. “No fundo, trata-se de aprender a organizar e a gerir as emoções como forma de ter comportamento mais assertivos em saúde em educação para a saúde para profissionais das duas áreas” salienta.

Escrito por Brigantia