Assistência mais rápida para infecções generalizadas

PUB.

Qua, 14/10/2009 - 09:16


Até o afinal do ano, o Centro Hospitalar do Nordeste vai implementar a Via Verde da Sépsis. O objectivo é proporcionar maior rapidez na assistência aos doentes com esta patologia.  

Trata-se de uma infecção generalizada do organismo, considerada um grave problema de saúde e que exige uma intervenção rápida.

“Se uma infecção em qualquer parte do organismo não for devidamente tratada, as bactérias passam para a corrente sanguínea e podem fixar-se noutros órgãos, o que põe em risco a vida da pessoa” explica o director clínico do Centro Hospitalar.

 

Sampaio da Veiga acrescenta que através da Via Verde da Sépsis pretende-se agir de forma mais rápida para evitar o pior. “Pretendemos que todas as situações de infecção entrem rapidamente no hospital e sejam encaminhados de imediato para os médicos, onde serão avaliados e iniciam o tratamento” refere.

Para tal “temos uma numerosa equipa de médicos e enfermeiros preparados para actuar rapidamente nessas situações”.

 

A Administração Regional de Saúde do Norte está a promover a implementação da Via Verde da Sépsis nas unidades hospitalares com Urgência Médico-Cirúrgica até ao final de 2010, mas o Centro Hospitalar do Nordeste antecipa a entrada em funcionamento até ao final deste ano.

“A nossa localização geográfica e a nossa distância exigem que nós tomemos algumas atitudes mais precocemente, sendo mais proactivos, e não apenas fazendo o acompanhamento das decisões tomadas na administração central” afirma Sampaio da Veiga, adiantando que o sistema vai estar em implementação ao final do ano. “É garantido”.

 

Para implementar o sistema, cerca de 70 profissionais receberam formação, entre médicos e enfermeiros, dos serviços de Urgência, Medicina Interna, Cirurgia e Anestesiologia.

Escrito por Brigantia