Assembleia Municipal de Macedo quer reforçar unidade de cuidados oncológicos

PUB.

Ter, 02/02/2010 - 11:31


A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros quer a transformação do Hospital de Dia, da Unidade Hospitalar local, em Unidade de Oncologia de nível 3.  

Reunida a Comissão de Saúde, com representantes de todas as forças políticas com assento na assembleia, este órgão decidiu participar na discussão pública do documento de reorganização da rede oncológica nacional, que terminou na semana passada, e coloca de parte qualquer hipótese de encerramento do serviço, em Macedo de Cavaleiros.

A Assembleia Municipal de Macedo tomou posição na discussão pública do documento por considerar que o Hospital de Dia, da unidade hospitalar local, presta um serviço fundamental à população. José Madalena, da comissão de saúde da assembleia, enumera os três principais argumentos apresentados na discussão pública da reestruturação da rede oncológica.

“Estruturamos a nossa opinião em três vertentes. Por um lado, ter cuidados de proximidade na região. Por outro lado, temos em Macedo competências, ao nível de treino do pessoal e das condições físicas e técnicas. Por fim, funcionar em colaboração com Vila Real”. A comissão de saúde considera que o número de utentes poderia, inclusive, aumentar no Hospital de Macedo, caso houvesse um médico oncologista a tempo inteiro.

“Se tivéssemos um médico oncologista em regime permanente, em vez de vir cá uma vez por semana, estivesse em regime de permanência, esta unidade poderia ter outra ambição e tratar mais pacientes.”

A Assembleia de Macedo espera agora uma resposta favorável à manutenção do serviço de oncologia. Espera por um serviço oncológico de nível 3, a funcionar em parceria com o serviço oncológico de nível 2 do Hospital de Vila Real.

Depois da Câmara de Macedo é a vez da Assembleia Municipal, com opinião unânime de todas as forças políticas, vir a público dizer que seria um “erro” o encerramento do serviço de oncologia da Hospital de Macedo, que realiza cerca de mil tratamentos de quimioterapia por ano.

Escrito por CIR