ASMAB vai construir casa-abrigo para vítimas de violência doméstica

PUB.

Qua, 24/03/2010 - 09:19


A segunda casa-abrigo do distrito de Bragança para acolher mulheres vítimas de violência doméstica vai ficar instalada na capital. O projecto está a cargo da ASMAB (Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança). Actualmente a região dispõe apenas de um equipamento que presta este tipo de ajuda.  

O serviço é assegurado pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança e tem capacidade para acolher cinco mulheres.

O Governo Civil já tinha anunciado a intenção de construir uma segunda casa-abrigo no distrito, mas nunca revelou pormenores.

Sabe-se agora que quem vai encabeçar a iniciativa é a ASMAB.

 

O presidente revela que o projecto de execução está praticamente concluído e tem capacidade para albergar 30 mulheres.

“Já temos o projecto em fase adianta para construir uma casa-abrigo para as vítimas de violência doméstica” adianta. “O terreno já foi cedido há dois anos pela câmara, é no bairro do Formarigos” revela. “Estamos a elaborar o projecto e queremos avançar o mais rápido possível porque o distrito só tem cinco respostas, o que é pouco” considera Alcídio Castanheira, acrescentando que “o nosso projecto está para 30, mas vai dar resposta a nível nacional”. Ou seja “as pessoas vítimas de violência doméstica podem ser mobilizada para aqui vindas de qualquer ponto do pais” explica.

 

O responsável acrescenta que para avançar com a construção da casa-abrigo aguarda-se agora a abertura de programas aos quais o projecto possa ser candidato, para obter financiamento. “Estamos à espera que abram candidaturas para podermos avançar” afirma, Alcídio Castanheira salientando que “logo que abram candidaturas nós estamos preparados para avançar porque o projecto já está na fase final”.

 

O valor do investimento ainda não é conhecido.

Escrito por Brigantia