ASAE apreende bovinos em explorações transmontanas

PUB.

Ter, 21/10/2008 - 10:25


Os bovinos foram apreendidos na sequência de investigações que estavam a ser desenvolvidas há cerca de 8 meses sobre a administração de betagonistas e promotores de crescimento a este tipo de animais. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou uma acção de fiscalização em Trás-os-Montes na qual participaram 140 inspectores que passaram por 14 explorações agro-pecuárias, um armazém de rações, um entreposto frigorífico, um talho, um restaurante e um supermercado.

Desta acção resultou a apreensão de diverso material. Para além dos 7 bovinos, por proveniência duvidosa, foram ainda capturados 162 kg de medicamentos de uso veterinário por suspeita de se tratarem de promotores de crescimento e de 5400 brincos. Foram ainda cumpridos 11 mandados de busca, sendo 3 a residências e 8 a viaturas.

Numa nota a comunicação social, a Secretária de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor revela que foram ainda apreendidos 14 documentos diversos, como passaportes, documentos de trânsito e documentos assinados pela Autoridade sanitária que se encontravam em branco.Foram apreendidos três litros de produto e 7 kg de pó, ambos suspeitos de se tratarem de promotores de crescimento. Artigos que vão ser objecto de determinações analíticas em laboratório, para confirmação. Foram ainda colhidas 31 amostras de urina, ração e água, que também vão ser analisadas.Nesta operação foi ainda detido um indivíduo por posse de 3 armas ilegais.