Apesar da chuva barragem de Fontelonga em Carrazeda ainda não tem 50% da sua capacidade

PUB.

Qua, 11/01/2023 - 09:19


O nível da barragem da Fontelonga, em Carrazeda de Ansiães, está a aproximar-se dos 50%.

Uma recuperação lenta, mas que deve manter-se, uma vez que a albufeira continua a receber água.

O presidente da Câmara, João Gonçalves, diz que a continuar assim tudo leva a crer que no próximo verão não haverá problemas de abastecimento.

“A barragem continua a ter afluência de água, o que é bom para conseguirmos ter uma boa reserva. Mas temos que ter a noção de que na leitura da última segunda-feira só tínhamos cerca de 43% de água, o que ainda não é de todo do nosso agrado, mas atendendo ao facto de a nossa barragem estar muito alta, não enche muito rapidamente como se estivesse num vale”, disse.

A recuperação é lenta, mas tendo em conta que, ainda há um mês, a barragem da Fontelonga estava a 10% da sua capacidade, a situação está a ser encarada com optimismo.

“Começou a ter só maior afluência de água no dia 8 de Dezembro e tinha apenas 10% de água. Da maneira como correu o Outono e está a correr o Inverno, penso que podemos ter algum sossego em termos de abastecimento público de água”, frisou.

Se o inverno continuar chuvoso, tudo leva a crer que a barragem da Fontelonga, que abastece o concelho de Carrazeda de Ansiães e aldeias do concelho de Vila Flor, poderá voltar a encher, o que já não acontece há vários anos.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)