AOTAD faz balanço positivo da campanha de azeite

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Sex, 04/03/2011 - 17:37


A campanha de 2010/2011 foi de boa produção de azeite na região transmontana. Nos 88 lagares ligados à Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro deram entrada 92 mil toneladas de azeitona que resultaram em cerca de 16 milhões de litros de azeite. A AOTAD está satisfeita com a quantidade e qualidade do produto, que está directamente ligada à antecipação da apanha que tem sido uma das batalhas da associação.

O presidente da direcção da AOTAD classifica esta campanha como um ano de referência só comparável à de 2004/2005.

Nos 88 lagares de azeite ligados à associação, dos cerca de 124 que existem na região, deram entrada cerca de 92 mil toneladas de azeitona, bem melhor que as 75 mil toneladas do ano anterior.

“Este é um ano de referência” pois “a última vez que tivemos uma boa época foi em 2004/2005” refere António Branco, salientando que “este ano não tivemos intempéries nem secas significativas”. Por isso, “tivemos um ano de boa produção e nós apontamos para 92 toneladas de azeitona apanhada” adianta.

 

O rendimento médio atingiu os 16 por cento, o que perfaz cerca de 16 milhões de litros de azeite produzidos na região

“Temos zonas onde o rendimento passou os 20%, mas o rendimento médio anda na ordem dos 16% que é muito bom para um ano regular” afirma, acrescentando que “para este ano nós apontamos para 16 milhões de litros de azeite que é o valor que nós gostaríamos de ver estabilizado”.

 

António Branco também confirma uma melhoria na qualidade de azeite produzido que está directamente ligada à antecipação da apanha, uma estratégia que a direcção da AOTAD tem vindo a defender nos últimos anos.

“A cooperativa de Valpaços já faz isso há cerca de dois anos e outras cooperativas que recentemente sofreram processos de reorganização como é o caso da de Alfândega que arrancou com essa iniciativa de mobilizar os seus associados para começar mais cedo e laborou quase 200 toneladas antes do período da campanha tradicional” exemplifica António Branco. “Tradicionalmente a campanha começava no início de Dezembro, mas hoje em dia já começa nos primeiros dias de Novembro. Isto trás vantagens enormes em relação à qualidade do azeite” salienta.

Escrito por CIR