AOTAD critica Direcção Regional de Agricultura

PUB.

Qua, 03/03/2010 - 09:49


A Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro junta-se aos protestos dos agricultores contra a forma como o Ministério da Agricultura decidiu conduzir o processo do sistema de informação parcelar. A AOTAD diz ser incompreensível como na região transmontana existem apenas dois balcões de actualização, quando poderia haver uma descentralização maior pelas várias associações do sector.  

O presidente da AOTAD, considera que a direcção regional de agricultura do Norte prestou um mau serviço, denotando desconhecimento da realidade agrícola local.

“Nós pretendíamos é que a Direcção Regional seleccionasse um número suficiente de salas e as associações mais representativas para apoiar os associados” refere António Branco, acrescentando que “não entendemos como é que em Trás-os-Montes é possível continuarmos com esta realidade já que houve a possibilidade de fazer a delegação de competências, mas a Direcção regional de Agricultura não se preocupou com essa questão”.

 

Perante as dificuldades que estão a surgir, António Branco duvida que possam ser cumpridos os prazos e dessa forma serão novamente prejudicados os agricultores desta região, porque não podem candidatar-se aos fundos comunitários.

“Não sei se vamos conseguir cumprir as metas porque estamos a falar de um sistema informático para o qual não pedimos mais do que uma password de acesso” refere. “Se essa password fosse distribuída pelas associações podíamos ajudar a cumprir esses objectivos, mas isto parece estará a ser usado como elemento de limitação” critica.

 

Para a AOTAD a distribuição dessas tarefas pelas várias associações do sector seria a solução mais eficaz.

Escrito por CIR