Antiga escola primária do concelho de Vinhais transformada em albergue para peregrinos

PUB.

Qua, 15/05/2024 - 09:21


Espaço pode acolher seis pessoas

A antiga escola primária de Sandim, no concelho de Vinhais, é agora um albergue para peregrinos de Santiago de Compostela. O espaço foi requalificado e está preparado para acolher seis pessoas, adianta o presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes. “A recuperação foi cerca de 55 mil euros, porque era uma escola que já tinha sido recuperada pelo município para outras funções, por isso é que o valor foi menor. Além dessas valências, para as pessoas descansarem, tem um cozinha, um espaço para as pessoas estarem e os sanitários, além de ser uma zona muito bonita”.

A construção do albergue faz parte de uma candidatura conjunta entre os municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, com financiamento de 365 mil euros do Turismo de Portugal. Cada município iria disponibilizar uma estrutura para acolher os peregrinos. No entanto, a câmara de Chaves não conseguiu avançar com o projecto, o que levou a que o albergue ficasse situado em Sandim. “O outro espaço seria no concelho de Chaves, numa aldeia perto de Sandim, em Segirei, mas como município de Chaves não conseguiu construir o albergue, porque pôs a obra várias vezes a concurso e ficou sempre deserto e, tendo em atenção os prazos da candidatura, houve a possibilidade e o bom entendimento da câmara de Chaves, fizemos a candidatura de recuperarmos a escola de Sandim”.

Na vila de Vinhais, o albergue já foi inaugurado em Abril do ano passado. Um ano depois, já passaram por ali 55 peregrinos, que fazem a Via da Prata. A procura tem sido muita, segundo o autarca. “Tem sido muito utilizado e têm ficado muitas pessoas aqui no albergue, sobretudo nesta altura do ano, por isso é que o albergue de Sandim também vai ser posto a funcionar agora, porque é altura em que começam mais pessoas a fazer o caminho”.

O albergue de Sandim foi inaugurado no sábado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais