PUB.

André Novo demitiu-se de presidente da concelhia do PS de Bragança

PUB.

Sex, 18/01/2019 - 13:13


O presidente da Concelhia de Bragança do Partido Socialista, André Novo, pediu, ontem, a demissão do cargo que ocupava. Segundo André Novo, na origem do pedido está o desacordo para com as opções políticas do presidente da Federação Distrital do PS de Bragança e deputado na Assembleia da República, Jorge Gomes.

"O motivo principal foi a discordância relativamente às opções políticas, e apenas políticas, que o presidente da Federação Distrital do PS de Bragança, Jorge Gomes tem tido. Nomeadamente, com a falta de influência política na acção governativa nacional, falta de voz na defesa do concelho de Bragança e da região, falta de liderança, falta de articulação entre o governo, órgãos distritais e concelhias do Partido Socialista, falta de credibilidade e defesa política de forma a que as reinvindicações do concelho e da região não fossem efectivadas como o exemplo da deficiente defesa que fez do Plano de Investimentos Nacional 2030 e isso são motivos políticos mais que suficientes para essa tomada de decisão".

André Novo alega não ser "homem de fugir, de desistir nem de virar a cara à luta" mas acredita que não há condições políticas para que o projecto siga em frente. "Não vislumbro alterações a curto ou médio prazo. Ouvi o secretariado da concelhia e percebi as diferentes sensibilidades existentes no seio do Partido Socialista, e, portanto, percebemos que não havia condições políticas para seguir com este projecto. Eu, independetemente de ser do PS, do PSD ou de outro partido qualquer, não posso ficar satisfeito. Se quem está a liderar o processo acha que está a fazer tudo muito bem e não toma nenhuma decisão eu, se não a tomasse, era conivente e como não sou saio".

Contactado pela Rádio Brigantia, Jorge Gomes não responde às acusações de André Novo e afirma que o PS não ganha nada com a demissão. "Não fico satisfeito e o PS não ganha nada com a demissão do André. Eu não vou andar, através da comunicação social, a fazer este tipo de discussão, ou a defender-me e a acusar. Não vou tecer qualquer comentário à posição do meu camarada André. Isto é natural na política e temos de respeitar e de aceitar. São questões para ser resolvidas dentro do Partido Socialista. A comissão política distrital, através do seu secretariado, tem a responsabilidade de resolver o assunto e irá resolvê-lo amanhã na reunião".

André Novo pediu a demissão de presidente desta estrutura, acompanhado por todos os elementos do secretariado. Apesar de descontente, Jorge Gomes aplaude a atitude do secretariado alegando a solidariedade do organismo para com André Novo. "Não podemos esquecer que o secretariado de uma comissão política são pessoas escolhidas pela confiança do senhor presidente e é bom, e foi bom, isto no sentido de solidariedade para com o presidente, que aqueles que ele escolhem também tomassem a opção de se demitir em conjunto. Isso é louvável e democrático".

Está marcada para amanhã uma reunião deste organismo. A falta de peso político junto do governo de forma a que as reivindicações do concelho e da região fossem efectivadas é um dos grandes motivos apontados por André Novo para esta decisão.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves e Maria João Canadas