“Amendoeiras em Flor” embelezam concelhos do Douro Superior

PUB.

Sex, 22/02/2008 - 08:07


A partir de amanhã os concelhos do Douro Superior vestem-se de rosa e branco. Começa a época das “Amendoeiras em Flor”. Até 23 de Março as quatro vilas que compõem a Associação de Municípios do Douro Superior - Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa - unem esforços na criação de um programa atractivo para quem os visita nesta altura do ano.

Moraes Machado, presidente da associação adianta alguns dos destaques do programa das “Amendoeiras em Flor”. “É um programa mais ou menos integrado, com percursos de BTT, com festejos variados e com programa próprio para cada município, pauliteiros no caso de Mogadouro, com conferências na casa da cultura, com prova de produtos”, salienta o autarca.

 

Mogadouro vai festejar a época com uma Feira Franca de Produtos da Terra, que vai realizar-se todos os fins-de-semana ao longo do mês em que decorrem as “Amendoeiras em Flor” e que conta com uma vasta oferta de iguarias regionais. “Temos uma rica feira de venda de produtos da terra com produtos muito variados e de alta qualidade, nomeadamente o mel, o pólen, os enchidos, queijos, o azeite, tudo isso já certificado e também temos os docinhos em posta que têm amêndoa”, afirma Moraes Machado.

  

Com o isolamento da região, devido aos maus acessos, Moraes Machado considera que é difícil falar de expectativas em relação ao número de pessoas que podem vir a visitar aqueles concelhos. “Não podemos fazer muitos cálculos porque estamos bastante isolados”, diz o representante do município. Moraes Machado acrescenta ainda que “para as pessoas que vêm, para chegar a Mogadouro, já é preciso vir de facto com muita, muita vontade”.

 

A par da oferta da associação de municípios, a CP vai realizar viagens às “Amendoeiras em Flor” de 23 de Fevereiro a 15 de Março, aliando o comboio ao autocarro.

Uma oportunidade de desfrutar do cenário florido de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se pinta na região por esta altura do ano.