“Amendoeiras em Flor” aposta em cortejo etnográfico para levar mais visitantes a Freixo

PUB.

Sex, 13/02/2009 - 09:47


Um novo espaço, mais expositores, animação e um cortejo Ibérico de Burricos, Artes e Ofícios. São estas as novidades que reserva o programa deste ano das Amendoeiras em Flor, em Freixo de Espada à Cinta, e que se vêm juntar à tradicional Feira Transfronteiriça e dos Gostos e Sabores.  

Um cortejo que quer mostrar as tradições das gentes do interior.

O cortejo ibérico dos Burricos, Artes e Ofícios é a principal aposta do município de Freixo de Espada à Cinta para atrair mais visitantes às Amendoeiras em Flor.

 

“No interior temos de mostrar coisas diferentes às pessoas que nos visitam e que vêm sobretudo do meio urbano e para isso a nossa identidade e ruralidade é fundamental”, adianta Pedro Mora, o vice-presidente da câmara freixenista.

O responsável explica ainda que “o cortejo que vai ter a participação de vários carroças e vários públicos de Portugal e Espanha, com as pessoas que vão desfilar a interagir com o público”. O cortejo vai contar com várias animações musicais e representações, percorrendo as ruas principais da vila até ao novo espaço multiusos.

 

Numa fase posterior, o cortejo deverá ser dado a conhecer nas cidades do Porto e Lisboa para chamar à atenção dos problemas que afectam o interior do país.

 

As actividades planeadas para o Amendoeiras em Flor vão ter também direito a um novo espaço, mais afastado do centro da vila. “Vamos ter um novo espaço multiusos, que tem melhores condições e uma maior zona de exposições”, sublinha Pedro Mora. de Acordo com o responsável vai haver também a maior adesão de sempre à Feira Transfronteiriça. “Contamos com 60 expositores de artesanto, 15 na Feira de Gostos e Saberes, 6 de maquinaria agrícola no exterior e no espaço das tabernas 3 espaços onde se pode ter contacto com a gastronomia”, enumera Pedro Mora.

 

Apesar dos tempos de crise, o orçamento para o certame vai ser maior que no ano passado. Pedro Mora explica que “no ano passado a candidatura não foi coberta em 70% pelo programa a que foi candidatada, mas este ano estamos a prever um orçamento de 80 mil euros, dos quais 20 mil cabem à câmara, e os restantes são comparticipados pelo programa Douro Imaterial”.

 

 Mikael Carreira, Diapasão, José Malhoa são nomes que constam do cartaz de espectáculos do Amendoeiras em Flor.

 

De 21 de Fevereiro a 15 de Março a vila mais manuelina de Portugal espera receber mais de 30 mil visitantes.

Escrito por Brigantia