Alheira de Mirandela quase certificada

PUB.

Qua, 02/03/2011 - 09:11


Na próxima semana deve estar concluído o processo para a certificação da alheira de Mirandela como Identidade Geográfica Protegida (IGP). A novidade foi avançada pelo director-adjunto da Direcção Regional de Agricultura do Norte durante a segunda edição da Feira da Alheira, Turismo e Azeite de Mirandela.  

“A decisão técnica da candidatura tem o processo praticamente concluído, julgo que durante a próxima semana teremos a decisão consumada” refere António Graça.

Recorde-se que actualmente a alheira de Mirandela está certificada como Especialidade Tradicional Garantida (EGT), isto é, desde que obedeçam ao caderno de especificações, as empresas de alheiras de todo o país podem produzir este enchido.

Com a passagem a IGT, a alheira de Mirandela só poderá ser produzida na região e com predominância da carne de porco bísaro.

 

Uma notícia bem recebida pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela, entidade gestora da alheira de Mirandela.

Jorge Morais espera que a feira da alheira consiga atrair milhares de visitantes no certame que se prolonga até ao próximo fim-de-semana.

“Esperamos muitos visitantes embora tenha havido também uma quebra na aposta do programa das amendoeiras em flor cujos turistas nos visitam sempre, fazem questão de vir aqui” refere.

 

O certame conta com a participação de sete produtores de alheira e vários expositores de outros produtos.

Escrito por CIR