Alfândega da Fé, Bragança e Mirandela são os três concelhos que assinalam a Semana Europeia da Mobilidade

PUB.

Qua, 19/09/2018 - 10:14


No distrito de Bragança, três concelhos estão, desde domingo e até sábado, a assinalar a Semana Europeia da Mobilidade.

Em Alfândega da Fé, sob o lema “Combina e Move-te”, pela vila transmontana, vão realizar-se workshops e acções para a comunidade escolar. Para terminar, no dia 22, está prevista a comemoração do "Dia Sem Carro", com o encerramento ao tráfego motorizado em alguns pontos da vila. Segundo a presidente da câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, o próprio município tem apostado em adquirir viaturas amigas do ambiente.

“Temos uma equipa do ambiente que faz várias acções na área ambiental e temos desde há quatro anos trabalhado nesta questão de mobilidade e na sensibilização das pessoas. Nós temos essa política, a câmara municipal está a trabalhar para ter dois postos de carregamento para viaturas eléctricas, dentro do próximo ano. Também destaco que as últimas viaturas que nós adquirimos são viaturas híbridas. E sempre que formos adquirir vamos ter em conta questões ambientais”, frisou Berta Nunes.

Já por Mirandela, estarão, por exemplo, em exposição carros eléctricos, no largo da rua da República. Amanhã realiza-se ainda a actividade "Troca por Troca", em que cada cidadão pode trocar uma garrafa de plástico por uma caneca reutilizável. No último dia, acontece ainda o "Na Cidade Sem o Meu Carro". À semelhança de Alfandega da Fé, para a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, o futuro também passa pelos veículos amigos do ambiente.

“Inovamos bastante com a Semana Europeia da Mobilidade e temos uma série de actividades relacionadas com este tema, passeios com ciclovias e instalação para carregar carros eléctricos. O futuro é ter veículos amigos do ambiente”, contou a presidente câmara de Mirandela.

Com vista à sensibilização dos cidadãos, por Bragança, ao longo da semana serão também diversas as iniciativas organizadas, como o "Dia Europeu sem Carros" que acontece sábado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves