Alfândega da Fé aposta na gastronomia para atrair turistas

PUB.

Qua, 14/04/2010 - 09:54


Apostar na gastronomia para atrair visitantes à região. Essa é a estratégia de Alfândega da Fé, que quer sensibilizar os restaurantes locais para a importância da gastronomia local.  

“A ideia é propor uma ementa diferente utilizando produtos locais como é o caso da alheira, o pudim de castanha e o sorvete de cereja, no sentido de os nosso restaurantes comecem a oferecer ementas que não sejam só o bife e a batata frita” explica a presidente da câmara acrescentando que “este trabalho iniciou-se agora e vamos continuar”.

 

Berta Nunes revela ainda uma outra aposta da autarquia na gastronomia típica do concelho.

Para a festa da cereja, que se realiza no segundo fim-de-semana de Junho, já existe um projecto com dois chefes de cozinha. “É o chefe Marco Gomes que é natural de Alfândega da Fé, é muito conhecido e tem um restaurante na Foz do Porto e o chefe Hélio Loureiro que é o chefe da selecção nacional de futebol que já esteve cá e se ofereceu para colaborar” adianta a autarca. “Vamos ver o que é que eles nos propõem para a feira da cereja deste ano que vai ter este componente da gastronomia e de produtos locais que não apenas a cereja”.

 

Mas há outros projectos já a pensar na feira da cereja. “Estamos a fazer o levantamento das receitas tradicionais com cereja e outros produtos locais e vamos também criar ementas para serem servidas nos restaurantes da feira e que serviam o habitual, mas nós queremos que na próxima feira sejam servidas ementas com produtos locais” de forma a valorizá-los. Para tal “vamos ter a colaboração que quem consegue fazer inovação gastronómica a partir de produtos locais, sendo um factor de atracção” salienta Berta Nunes, acrescentando que “esta é uma área em que nós vamos trabalhar porque nos parece que é importante que a gastronomia seja um importante factor de atracção turística”.

 

Outra das novidades será uma prova organizada durante o certame com o objectivo de identificar as características da cereja da região.

Escrito por Brigantia