Alfândega adere ao programa “Cidades Amigas dos idosos”

PUB.

Qua, 13/10/2010 - 09:26


Alfândega da Fé quer ser uma localidade amiga das pessoas idosas.Por isso aderiu recentemente ao programa “Cidades Amigas dos idosos”. Foi lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e assenta no cumprimento de características chave que os meios urbanos devem possuir em diversas áreas.  

Um projecto fundamental para avaliar, adaptar, corrigir e implementar as medidas que vão permitir criar as condições para possibilitar à população idosa um envelhecimento com qualidade.

As acessibilidades são um dos problemas que mais afecta os idosos.

“Nas zonas rurais nós temos poucos transportes e se os idosos tiverem de se deslocar á vila tem de vir de táxi e têm pensões baixas, enfim, há uma série de características da acessibilidade que é um problema global que foi detectado em varias cidades pelo estudo feito pela OMS, mas que aqui no concelho tem características diferentes e nós vamos ter de adequar essa situação” explica presidente da câmara de Alfândega da Fé.  Berta Nunes acrescenta que a autarquia já fez o levantamento de alguns problemas sentidos pelos idosos que já estão a ser resolvidos.“Já temos uma listagem de alguns problemas que os próprios idosos colocaram em fóruns e neste momento já estamos a tentar fazer algumas acções que até são os próprios idosos a organizar” refere a autarca. “Um dos problema que foi detectado é a solidão, a falta de espaço de encontro de idosos e no dia 1 de Outubro, que foi o Dia Mundial do Idoso, um grupo de idosos já se organizou e fez um convívio”. 

O objectivo deste programa é também envolver directamente a população nos processos de tomada de decisão, para permitir aos idosos o exercício pleno da cidadania.

Escrito por Brigantia