Aldeia de Vale da Sancha queixa-se de estar a ser esquecida

PUB.

Qui, 07/05/2009 - 10:00


A CDU acusa a Junta de Freguesia de Frechas, em Mirandela, de se esquecer de investir na aldeia anexa de Vale da Sancha e por isso defraudar a confiança depositada nas eleições de 2005.  

A população está contra e a favor da Junta de Freguesia. Ou seja, existe quem considere que a Junta de Freguesia de frechas, da qual Vale da Sancha é anexa, tem feito um bom trabalho na aldeia, outros há que se queixam do abandono que têm sofrido não poupando queixas ao presidente de junta, destacando a falta de abrigos para as crianças esperarem o autocarro escolar.

“É um bocadinho esquecida”, confirma uma das habitantes. “Ainda é o que está abaixo do presidente da Junta que lá vai fazendo alguma coisa, mas não pode fazer tudo porque não manda”, sublinha. Mas outro habitante entende que “se têm feito bons trabalhos”, até porque “compuseram as ruas todas”. Mas uma terceira moradora não concorda. “Não acho que seja um grande trabalho. Os garotos não têm onde esperar o autocarro. Se estiverem a chover, aparam-na”, porque não existe paragem.

 

Dando seguimento ao descontentamento de alguns populares, Pedro Fonseca, eleito da CDU na Assembleia da Junta de Frechas, elaborou uma proposta, destacando o que diz ser um período de esquecimento, no que diz respeito ao investimento público em Vale da Sancha, mas também no Cachão.

 

“Essa proposta vem de encontro à receptividade que tenho tido da população de Vale da Sancha, que se queixam de ser esquecidos. A freguesia de Frechas é composta por três aldeias e Vale da Sancha tem estado esquecida. A situação da estrada é um caso flagrante”, diz.

 

Pedro Fonseca destaca a necessidade “da criação de um centro de dia”, que “facilitaria e muito a vida dos idosos daquela aldeia”. Por outro lado, “em dias de intempérie, as crianças ficam à espera do autocarro debaixo de um tolde de um café”. É no mínimo chocante nos tempos de hoje depararmo-nos com uma situação destas”, conclui.

 

Esta proposta apresentada pela CDU em Assembleia de Freguesia foi chumbada com os votos contra do PSD.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Frechas refuta a acusação de abandono desta aldeia da sua freguesia, avançando que, em ano de eleições é natural este discurso utilizado pela oposição.

“É uma proposta sem qualquer fundamento porque muitas das situações referidas estão há muito tempo resolvidas em Vale da Sancha. Entendemos a perspectiva da CDU vir nesta altura com esta conversa. São realidades diferentes, Frechas e Vale da Sancha, cada uma com sua especificidade e problemas. Vamos tentando acudir a uns e a outros mediante as fracas possibilidades de que dispomos”, conclui.

 

Relativamente às questões levantadas pela proposta da CDU, Jorge Pereira desvaloriza e diz que algumas situações deverão estar concluídas ainda antes do fim do actual mandato.

 

 Escrito por CIR