PUB.

Alargar horário do serviço de urgências é uma prioridade para Nuno Ferreira que já tomou posse da câmara de Freixo

PUB.

Qui, 14/10/2021 - 10:36


Saúde, educação e água serão alguns dos assuntos que vão merecer atenção especial do novo executivo municipal de Freixo de Espada à Cinta, que tomou ontem posse

O novo presidente da câmara, o socialista Nuno Ferreira garantiu uma autarquia transparente, comprometeu-se a ouvir a população, a ir pelo menos uma vez por mês às aldeias. O autarca que ganhou a câmara que nos últimos dois mandatos esteve nas mãos do PSD, pretende alargar por mais duas horas o horário do centro de Saúde.

 “Pretendíamos colocar a urgência 24h aberta, sabemos que isso é bastante difícil. Eu próprio tive a oportunidade de reunir com o Ministério da Saúde e saber que era quase meio milhão de euros anuais só num médico para ter a urgência 24h aberta. Aquilo que vamos fazer é continuar a lutar por isso, mas num sentido mais realista e credível. Aquilo que, em reunião com a ULS do Nordeste, colocámos em cima da mesa foi colocar a consulta aberta até à meia-noite”, explicou.

Num concelho em que não há oferta de secundário, uma das prioridades do novo executivo será ter em Freixo de Espada à Cinta ensino profissional secundário.

Uma das primeiras medidas será, no entanto, parar o projecto para a zona do castelo de Freixo, que previa a construção de torres de ferro entre os 10 e os 27 metros de altura, uma intervenção sempre contestada pela oposição.

“Repor a verdade dos factos, incrementando o desenvolvimento junto do castelo. Apresentaremos em breve o que iremos fazer naquele espaço”, frisou.

Nuno Ferreira anunciou ainda que o município pretende sair da empresa Águas do Interior Norte – AdIN.

“Temos em Freixo de Espada à Cinta facturas que antes custavam 20 e 30 euros e que hoje custam 70 ou 80 ou até 100 euros e dessa forma estarei sempre do lado da população e nunca do lado da AdIN. Foi para isso que eu fui eleito, para resolver o problema das águas e para resolver a estabilidade financeira aos munícipes”, afirmou.

Nuno Ferreira compromete-se a ouvir a população, a ir pelo menos uma vez por mês às aldeias e vai ainda pedir ao Tribunal de Contas uma auditoria às contas do município e compromete-se a trabalhar sem se lamentar do valor da dívida.

Ana Luísa Pereira será a vice-presidente do município e Pedro Vicente será vereador a tempo inteiro. A antiga presidente da câmara, Maria do Céu Quintas renunciou ao cargo de vereadora.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro