Qua, 24/03/2010 - 09:16
“Eu acredito que uma alteração na nossa organização administrativa é positiva para o país e por isso, na minha moça, sugiro que ela aconteça” afirma, salientando que “embora saiba que é uma matéria fracturante no partido deve haver um referendo interno e depois no todo nacional desejando que aconteça ainda nesta legislatura”.
Perante uma plateia de pouco mais de 20 pessoas, muito aquém das salas cheias que receberam os seus dois adversários, Aguiar Branco sublinhou a necessidade de revitalizar a agricultura para aumentar as exportações do país, indicou o mar como caminho a seguir no desenvolvimento de Portugal e defendeu a aposta na inovação e no empreendedorismo em vez das obras públicas.
Esse foi o mote para uma pergunta vinda da assistência.
As polémicas declarações de Paulo Rangel sobre o IP2 e o IC5, aquando da sua passagem por Bragança, quando considerou que o país não tinha capacidade para concluir essas obras, causaram mal-estar num militante que questionou Aguiar Branco sobre essa matéria.
E o candidato a líder respondeu que “esta é uma zona do país que sempre foi considerada pelo PSD como uma zona onde deveriam acontecer as obras que combatam as assimetrias. Por isso refere que “em comparação com o TGV ou com o aeroporto de Lisboa, esta não é a primeira das opções de obras para parar ou suspender, mas como não tenho conhecimento directo delas não posso dizer em concreto quais sejam”.
Manuel Pavão, presidente da Assembleia Municipal de Mirandela, é o mandatário distrital da candidatura e acredita que Aguiar Branco é a pessoa certa para pôr fim à divisão do PSD. “Num momento em que PSD se arrasta com uma relativa turbulência e inquietação, temo de exigir um perfil forte capaz de ser oposição” afirma. “E se vier a ser poder tem de ser capaz de orientar o país e se olharmos para os candidatos, a figura política de Aguiar Branco satisfaria-nos a todos”.
As eleições para a liderança do PSD disputam-se já na sexta-feira.
Castanheira Barros foi o único dos quatro candidatos a não receber convite da distrital de Bragança para vir apresentar as suas ideias aos militantes.
Escrito por Brigantia