Águas do Norte vai reforçar o abastecimento de água em “alta” nos concelhos de Mirandela e Vinhais

PUB.

Qui, 21/03/2024 - 08:06


A empresa que assegura o fornecimento da água a estes dois concelhos anunciou, no site, um investimento de 550 mil euros, no subsistema da Aguieiras e no de Rebordelo

Para o vereador da câmara de Mirandela, Vítor Correia, é preciso um reforço e modernização dos equipamentos, visto que no Verão há alguns constrangimentos. “É necessário, sobretudo, reforço ao nível do hidropressor, na época alta de consumo, no Verão. Havia algumas dificuldades, a água não chegava com pressão a todas as localidades servidas por essa conduta. Com esse investimento, haverá maior pressão e um serviço de melhor qualidade”.

O subsistema das Aguieiras fornece a própria freguesia, mas também a da Bouça, de Vale de Telhas e Vale Salgueiro. No caso de Rebordelo, além da aldeia, também Ervedosa e Agrochão. O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, explica que vai ser feito um reforço da água a chegar aos depósitos. “Tem a ver também com a questão de outro tipo de bombas e de outro tipo de mecanismos, que permite que permite que os reservatórios sejam abastecidos em maior quantidade. Digamos que aumenta o caudal do fornecimento de água para esses locais”.

A Águas do Norte vai fazer a beneficiação do Subsistema de Abastecimento de Água das Aguieiras entre a Estação de Tratamento de Água de Agueiras, Mirandela, e a freguesia de Rebordelo, Vinhais, numa extensão de quase 5 Km. Está previsto que a obra dure um ano.

A empresa é responsável pelo abastecimento em “alta”, assegurando o abastecimento de água em “baixa”, que consiste no tratamento da água, e que já é da responsabilidade dos municípios.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais